Fale WhatsApp

Selecione um dos contatos abaixo

WhatsApp
Cadastre-se na Nossa Newsletter
 

 

Biometria, Bluetooth ou Cartão de Proximidade RFID

Qual tecnologia de identificação devo usar no meu Sistema de Controle de Acessos ?

Um sistema de controle de acesso inteligente deve atender a distintos perfis de usuário. Cada tecnologia de identificação tem sua vantagem e desvantagem. Este artigo trata precisamente de avaliar em quais situações você deve adotar cada uma delas, melhor ainda se puder usar todas, afinal, cada usuário pode ter uma necessidade diferente.

 

Biometria de Digital

Dispositivos de leitura biométrica da digital proporcionam grande segurança uma vez que não há possibilidade de identificação cruzada com outro indivíduo. Os dispositivos possuem proteção contra tentativas de fraude como o uso de digitais falsas fabricadas em silicone e outros materiais. Além disso são muito práticos pois o usuário não tem como esquecer sua identificação em casa como pode ocorrer com cartões de proximidade. 

Entretanto, a leitura da digital pode não ser possível para pessoas que tenham as digitais gastas por trabalhos manuais, ou que usem luvas no ambiente de trabalho que deixam resíduo de talco nos sulcos da digital, ou que manuseiem graxas ou óleos em sua atividade diária e que tenham as mãos muito sujas. No caso de crianças e idosos também ocorre um maior número de insucessos nas tentativas de identificação. Por estes motivos a biometria não pode ser a única forma de identificação disponível, devendo ser complementada pela identificação Bluetooth, ou por um cartão ou tag RFID.

Outro aspecto a considerar é que a leitura da digital demanda que o indivíduo permaneça parado por uma fração de segundo, o que interrompe uma caminhada por uma barreira como uma catraca, por exemplo. Leitoras biométricas demandam maior tempo de identificação que dispositivos RFID.

Como existe contato físico do usuário com a leitora biométrica, isto requer uma higienização frequente do dispositivo.

 

Biometria Facial

Os novos dispositivos de leitura biométrica da face proporcionam grande coodidade e segurança uma vez que a identificação é rápida e precisa. Os dispositivos permitem o reconhecimento em distâncias reguláveis entre 50 e 350cms o que permite que o reconhecimento ocorra ao mesmo tempo que o indivíduo de aproxima da barreira. Além disso estes permitem o reconhecimento mesmo quando o usuário está utilizando uma máscara ou óculos, desde que não seja um óculos escuro ou com lente polarizada. 

Entretanto, a leitura da digital pode não ser possível em situações como entradas de veículos, especialmente para os motociclistas que necessitam usar capacetes, ou em ambientes onde o rosto tenha de estar coberto com óculos de proteção, ou protetores de face (faceshields). Por estes motivos a biometria nunca pode ser a única forma de identificação disponível, devendo ser complementada pela identificação Bluetooth, ou por um cartão ou tag RFID.

Diferentemente da leitura de digital, no caso do reconhecimento facial o indivíduo não precisa estar totalmente imóvel, mas também requer que o indivíduo se aproxime lentamente da câmera e aguarde por uma fração de segundo o reconhecimento. Leitoras biométricas demandam maior tempo de identificação que dispositivos RFID.

A grande vantagem do reconhecimento facial é que não existe contato físico do usuário com a leitora biométrica.

Bluetooth

Dispositivos de leitura por bluetooth através de aplicativo instalado no celular do usuário são muito práticos e também seguros, pois apenas aquele aparelho consegue gerar uma identificação única que está protegida pela senha do usuário. Entretanto, caso o aparelho não tenha bateria, a identificação não será possível. Em ambientes industriais ou de alta segurança, onde não se possa portar um aparelho celular, esta tecnologia também não pode ser adotada.

Por estes motivos a identificação bluetooth não pode ser a única forma de identificação disponível, devendo ser complementada pela identificação biométrica, ou por um cartão ou tag RFID.

 

Cartão de Proximidade  - Identificação por Rádio Frequência - RFID

Dispositivos de leitura de cartões de proximidade são amplamente utilizados devido ao seu baixo custo e confiabilidade. A leitura por aproximação é muito rápida e inequívoca, e os tags RFID são oferecidos em vários formatos, sejam cartões de PVC de tamanho ISO (igual a um cartão de crédito), sejam chaveiros, pulseiras, ou mesmo adesivos. Há no mercado antenas em diversas frequências com alcance de leitura que pode variar de 10 cm ( EM-125Khz e Mifare-13,56Mhz) para uso por pedestres, a até 4 metros (UHF 900Mhz) para uso veicular.

Os cartões oferecem a vantagem da customização com impressão do logotipo, foto e nome do usuário, permitindo ao departamento de segurança patrimonial uma rápida identificação visual do indivíduo que o porta. 

A grande desvantagem desta tecnologia é que o cartão pode ser emprestado a outra pessoa ou perdido. Para reduzir esta brecha de segurança, um teclado de senha pode ser acrescentado de modo que o usuário tenha que apresentar o cartão e também teclar uma senha numérica de 4 dígitos (PIN) para validação da identificação.

 

Ficou com alguma dúvida?

Consulte a Multiport System Networks e teremos prazer em ajudá-lo a elaborar um projeto adequado às suas necessidades.

Voltar
© Developed by CommerceLab